Torta de jaca é grata surpresa no Restaurante Varanda

Torta de jaca surpreende mesmo os que não gostam da fruta. Foto: Luiz Pessoa/NE10Torta de jaca surpreende mesmo os que não gostam da fruta. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Muitos dizem que a jaca só pode ser amada ou odiada, sem meio termo. Mas essa certeza só se mantém até conhecer uma sobremesa criada pelo chef Auricélio Romão, do restaurante Varanda, em Fernando de Noronha. Com a fruta como protagonista, a torta parece sorvete e costuma agradar até os paladares nem tão afeitos ao alvo da polêmica, como o da repórter. Vale se deixar surpreender.

Fernando é fã da receita criada pelo sócio, o chef Auricélio Romão. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Fernando é fã da receita criada pelo sócio, o chef Auricélio Romão. Foto: Luiz Pessoa/NE10

É por isso que esta matéria começa com o que supostamente deveria ser o fim: o doce. A sobremesa é a preferida de um dos dos sócios da casa, Fernando Duarte. “É minha, minha, minha!”, brinca.

O empresário conta que os clientes geralmente costumam questionar e até acham estranho o prato quando veem o cardápio, mas logo são convencidos. “Depois se surpreendem positivamente”, garante. Foi assim com o ator Rodrigo Hilbert e o chef e apresentador de televisão Jamie Oliver.

Sem a presença do chef, Fernando também ensina a receita para quem quiser comer a torta depois de experimentá-la em Noronha. O primeiro passo é congelar uma caixa de chantilly para depois batê-la. Em seguida, bata um ovo a 150 gramas de açúcar. Um pote de doce de jaca é o próximo ingrediente. Separe a calda dos pedaços da fruta, cortando-os em pequenos pedaços – e guardando outros. Por último, misture tudo e coloque na geladeira. Sirva com partes da fruta no topo e farinha de biscoito crocante. Voilà!

torta-de-jaca

Já que o assunto é doce, o brownie de chocolate branco com sorvete está aí para agradar aos mais tradicionais. E com espírito um tanto chocólatra. A sobremesa tem sorvete de creme, ganache de chocolate meio amargo e farofa de biscoito. É o mais pedido no Varanda.

Brownie é a sobremesa mais pedida. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Brownie é a sobremesa mais pedida. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Mas, antes da sobremesa, você terá que escolher entre as opções de entradas e pratos principais. As principais apostas são os pastéis para a entrada, entre eles de queijo, carne de sol e camarão.

Gratinato é um dos variados pratos principais do Varanda. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Gratinato é um dos variados pratos principais do Varanda. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Baião de dois, confit de bacalhau e picanha estão entre as variadas opções de prato principal. Tudo isso sem deixar de lado a sofisticação.

Mas o top é o gratinado de frutos do mar. Polvo, lula, mexilhões, camarão e peixe são cozidos com leite de coco e creme de leite e puxados no azeite, além de serem envolvidos em arroz, mix de pimentões e farofa de pão, alho e manteiga.

Vale a pena investir ainda no camarão ao creme de abóbora ou no filé de peixe, em que cavala é empanada na farofa de castanha, acompanhada de arroz branco e purê de jerimum ou de batata, o mais pedido. Mesmo nesses pratos mais comuns, há sempre um toque diferenciado, quase um elemento surpresa.

Foto: Luiz Pessoa/NE10

Cavala vem empanada em farofa de castanha. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Compartilhe: