Mergulho com cilindro é a melhor forma de conhecer o mar em Noronha

Mergulho pode ser feito também por iniciantes. Foto: DivulgaçãoMergulho pode ser feito também por iniciantes. Foto: Divulgação

Sete horas da manhã e os curiosos mergulhadores, experientes ou não, fazem fila para entrar na embarcação na Praia do Porto de Santo Antônio. O passeio do dia é o Batismo, uma expedição pelo fundo do mar de Noronha, em que os iniciantes podem explorar até a 15 metros de profundidade. A aventura custa em média R$ 440.

Batismo é melhor passeio para conhecer o fundo do mar

São vários os pontos de mergulho em Noronha. Imagem: Atlantis Diveris

São vários os pontos de mergulho em Noronha. Imagem: Atlantis Diveris

Barcos das três operadoras zarpam quase ao mesmo tempo, cada um para uma localidade diferente na ilha. O NE10 foi pela Águas Claras, mas também tem a Atlantis Divers e a Noronha Divers.

Logo na saída, os passageiros recebem instruções sobre o manuseio do equipamento de mergulho, a pressurização e a respiração, além de técnicas para evitar a entrada de água no óculos e dicas sobre o pulo, por exemplo. Depois disso, já para o mar.

Mergulham três pessoas por vez, cada uma acompanhada por um instrutor por meia hora conhecendo esse novo universo. É possível, lá embaixo, ver todo tipo de vida marinha, da fauna à flora. Há polvos, tartarugas, peixes, arraia e vários tipos de coral… Para preservá-los, não é permitido o toque, nem mesmo em pedras ou na areia.

O passeio dura em média quatro horas desde a partida do porto e pode ser feito por pessoas de várias idades e também por quem tem dificuldade de locomoção. A embarcação leva cerca de vinte passageiros, entre eles seis instrutores, o capitão e o fiscal. Um fotógrafo e um cinegrafista também integram a tripulação e acompanham o mergulho para oferecer, ao final, as lembranças.

Compartilhe: