Noronha terá passeios gratuitos de bicicleta no próximo verão

Novo serviço será integrado ao de bicicletas elétricas, já em funcionamento na ilha. Foto: ICMBioNovo serviço será integrado ao de bicicletas elétricas, já em funcionamento na ilha. Foto: ICMBio

Os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha poderão ser explorados gratuitamente de bicicleta. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco iniciou o processo licitatório para escolher a empresa que levará 105 bicicletas para a ilha, além de implantar trilhas e 20 estações e paraciclos. A expectativa é que tudo esteja funcionando em outubro, para o próximo verão.

O chamamento público para as propostas está aberto até o dia 18 de junho, na próxima semana. Em julho, deverá acabar a licitação. A empresa escolhida será responsável pela instalação, operação e manutenção das bicicletas.

O sistema será integrado ao de bikes elétricas, já existente na ilha. Atualmente há 30 unidades que podem ser alugadas por R$ 25 reais por dia de uso nos pontos de acesso ao Parque Nacional: no Sueste e no Sancho, além do posto no Boldró. Quando as novas estações estiverem prontas, moradores e turistas também poderão usá-las gratuitamente.

As novas bicicletas terão, no mínimo, 21 marchas e serão resistentes à maresia e a impactos e terão equipamentos de segurança como campainha. O peso será de, no máximo, 14 quilos.

Serão implantadas oito estações em madeira plástica, como é a das trilhas do Parque Nacional Marinho, com bancos e bombas para encher os pneus das bicicletas. Esses pontos serão no Porto de Santo Antônio, na Vila dos Remédios, no aeroporto, no Bosque Flamboyant, entre outros. Estão previstas também 12 paraciclos, sem a área de convivência, projetados para outros locais, como a Praça Miguel Arraes, o Sueste, o Museu do Tubarão e a Quixaba. As bikes poderão ser deixadas tanto nas estações quanto nos paraciclos.

A partir desses pontos, serão sinalizados 30 espaços para trilhas, com uso compartilhado entre pedestres e ciclistas. As placas de localização indicarão, em português e inglês, o grau de dificuldade do percurso e a distância. Quem não quiser, por exemplo, chegar à Vila dos Remédios pelas ladeiras terá um caminho mais plano.

O serviço será gratuito e sem limite de tempo, ao contrário de como funciona no Recife, onde as bicicletas ficam presas às estações e os usuários podem ficar apenas meia hora com elas. Porém, o Governo do Estado afirma que é importante que moradores e turistas deixem as bikes em estações e paraciclos no fim do dia, para a manutenção.

Com o objetivo de conscientizá-los, haverá, no próximo dia 2, uma ação educativa e uma reunião para que eles possam escolher o nome dos pontos onde ficarão as bicicletas. A gestão acredita que, assim, haverá mais envolvimento com o programa.

Compartilhe: