Por Elton Ponce

Uma foto de um menino negro segurando um boneco do personagem Finn, de Star Wars: O Despertar da Força, interpretado pelo ator John Boyega, também negro, está causando repercussão nas redes sociais. Postada pela mãe do pequeno Matias no Facebook, a legenda deixa claro a importância da imagem para o garoto.

A repercussão do post retoma um assunto recorrente na atualidade, mas que as vezes cai no esquecimento: a representatividade na indústria cultural. Desde os tempos em que as princesas das Disney desfilavam seus loiros cabelos e  corpos brancos esguios, já se percebeu que a discussão sobre inclusão na indústria do entretenimento era urgente. Atrasada, até.

Ele nem sabe o que é Star Wars, sabe que o boneco é igual a ele ❤❤❤#representatividade#starwars

Posted by Jaciana Melquiades on Sábado, 2 de janeiro de 2016

A foto teve mais de 34 mil curtidas e nove mil compartilhamentos. Muitos dos comentários foram de identificação. “Também dei um desses para meu sobrinho de alma, Samuel, e ele disse que ficou feliz de ter um boneco igual a ele e que, quando crescer, vai ser um guerreiro como o Finn”, disse Cintia Calas Alves.

Jaciana explicou que não esperava uma repercussão tão grande, pois já postava outras fotos sobre representatividade nas redes sociais, já que o tema faz parte do seu trabalho. Ela tem uma empresa de brinquedos educativos e faz parte do coletivo Meninas Black Power, que faz atividades educativas voluntariamente em escolas tratando de questões raciais. “Trabalho com isso e sempre falo sobre representatividade. Se olhar meu insta vai ver tb que sempre posto fotos do matias… nunca achei que uma foto dele fosse ser tao compartilhada e confesso que fiquei meio espantada”, disse.

Questionada sobre como ela espera que a repercussão da história de Matias auxilie os pais a tratarem questões raciais com seus filhos, ela se mostra esperançosa. “Acho a geração dele está mais bem representada que a minha, por exemplo. Visibilidade e representação são as ordens do momento.”, frisou.