Por Karoline Albuquerque

A Galáxia de Star Wars, assim como todas as outras do universo, se expande a cada trilogia. Alguns planetas visitados agora pelo episódio VII – O Despertar da Força, entram na lista de localidades desse imenso território. Chamada apenas de Galáxia, o local é dividido em regiões, de Tatooine, na longínqua Orla Exterior, a Coruscat, no Núcleo Galáctico.

Listamos abaixo alguns dos planetas da Galáxia, apenas aqueles que aparecem nos seis filmes da saga até agora, e alguns esperados para o Episódio VII – O Despertar da Força. Para se ter uma ideia, a Galáxia muito, muito distante, tem mais de 100 mil anos-luz de diâmetro. O tamanho é menor do que da nossa casa, a Via Láctea, com cerca de 160 mil anos-luz de diâmetro (estudos recentes apontam que nossa galáxia é 60% maior do que a Galáxia de Star Wars, o mesmo tamanho estimado anteriormente para a Via Láctea). Confira abaixo as localidades:

ORLA EXTERIOR

Foto: Wookieepedia

Tatooine (Episódio I, II, III, IV e VI) – o planeta de Anakin e Luke Skywalker pertence a um sistema com estrelas binárias. Suas maiores cidades, onde a maioria dos habitantes se concentram, ficam nos polos do árido globo. Também é lar de outros seres, como jawas, povos da areia (os tusken raiders) e de Jabba, the Hutt.

Foto: Lucas Film

Hoth (Episódio V) – isolado e gelado, o planeta recebe uma base rebelde e é palco de uma batalha, enquanto os rebeldes tentam fugir de AT-ATs do Império. Lá, Luke Skywalker sofre um ataque de um espécime local, um wampa.

Foto: Lucas Film

Mustafar (Episódio III) – planeta vulcânico que recebe a grande batalha entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker. A lava cobre a superfície do globo.

Foto: Wookieepedia

Kamino (Episódio II) – o planeta foi apagado dos arquivos antes das Guerras Clônicas. Os kaminoanos, exímios clonadores, fizeram as primeiras remessas de stormtroopers, tendo como base o caçador de recompensas Jango Fett. Fett foi contratado pelo Conde Dookan, após este último assassinar o Mestre Jedi Zaifo Vias, que solicitou as tropas. Chove constantemente, por causa do desequilíbrio climático.

Geonosis (Episódio II) – habitado por insetos gigantes, Conde Dookan se reúne lá com líderes separatistas. O planeta também serve de palco para a primeira atuação dos novos stormtroopers e é onde Anakin Skywalker perde a mão direita em batalha contra Dookan.

Foto: Lucas Film

Utapau (Episódio III) – com muitos buracos em sua superfície, Utapau abriga o esconderijo dos separatistas liderados pelo General Grievous. O general morre neste planeta, em luta contra Obi-Wan Kenobi.

Foto: Lucas Film

Yain 4 (Episódio IV) – não necessariamente um planeta, Yavin 4 é uma das luas do planeta gasoso Yavin. As ruínas dos antigos templos do local serviram como base para a Aliança Rebelde, onde planejou o ataque à primeira Estrela da Morte.

Foto: Lucas Film

Dagobah (Episódio V e VI) – um grande pântano, Dagobah serve de lar para o Mestre Yoda após a Ordem 66. Por instrução de Obi-Wan, Luke segue para lá, a fim de completar seu treinamento Jedi.

Foto: Lucas Film

Bespin (Episódio V e VI) – a principal atividade do planeta é a extração de gás. A Cidades das Nuvens é onde Han Solo, Leia, Chewbacca e C-3PO buscam ajuda de Lando Calrissian.

Moon_of_Endor_NEGAS

Endor (Episódio VI) – também uma lua, Endor tem uma imensa floresta que abriga os primitivos ewoks. Lá, o Império Galático utiliza uma base para a construção da segunda Estrela da Morte.

ORLA MÉDIA

Foto: Disney

Kashyyyk (Episódio III) – lar dos Wookies, espécie do amado Chewbacca, o planeta tropical é coberto por uma floresta. Assemelha-se à Terra por ter dias com duração de 26 horas e ano de 381 dias. Os Wookies, forma de vida mais desenvolvida do lugar, constróem suas cidades na copa das árvores.

Foto: Lucas Film

Naboo (Episódio I, II, III e IV) – o planeta é o local de nascimento da rainha e posteriormente senadora Padmé Amidala e do chanceler Palpatine/Darth Sidious, além do gungan Jar Jar Binks.

MUNDOS DO NÚCLEO

Foto: Lucas Film

Coruscant (Episódio I, II, III e VI) – o planeta inteiro é uma única cidade que se estende por toda superfície. Capital da Galáxia, é a sede do senado e onde fica o Templo Jedi. Com 1 trilhão de habitantes e torres de quilômetros de altura, a região próxima ao solo não recebe a luz do sol diretamente. É lá onde acontece a batalha entre separatistas, liderada pelo General Grievous, e as forças da República em A Vingança dos Sith.

Foto: Lucas Film

Alderaan (Episódio III e IV) – com clima agradável e belas paisagens, o planeta natal do senador Bail Organa, pai adotivo da princesa Leia, foi destruído pela Estrela da Morte, após ordens do Grand Moff Tarkin.

Planetas adicionados ao novo mapa da Galáxia revelado no final de novembro:

Foto: Lucas Film

Jakku (Episódio VII) – Novo planeta apresentado no episódio VII, lembra Tatooine por conta da aridez. É o local onde Rey, Finn e o androide BB-8 se encontram pela primeira vez. O local é lar de ladrões, foras da lei e escavadores. De acordo com os novos mapas da galáxia, Jakku fica na Orla Média.

Foto: Wookieepedia

Takodana – com densas florestas e muita água, o planeta se encontra na Orla Média da Galáxia.

D’Qar – um pouco próximo a Naboo, segundo os novos mapas, o planeta integra também a região da Orla Exterior. Como Takodana, D’Qar conta com florestas e bastante água.

Hosnian Prime – ainda sem muitas informações sobre o planeta, a única revelação feita no novo mapa da Galáxia mostra que ele fica localizado na região dos Mundos do Núcleo.

Foto: Lucas Film