Por Paulo Floro
A Disney não estava brincando quando disse que faria de Star Wars uma franquia perene. Desde que comprou a LucasFilm, a empresa se empenha em tornar a saga popular para as novas gerações. Isso se comprova agora com o anúncio de novos filmes com os personagens.
Mais do que continuar os episódios da narrativa principal, as próximas produções também visam expandir o universo criado por George Lucas em 1977. Por isso serão trabalhados conceitos, cenários e heróis além do que é mostrado nos episódios centrais.
É o caso de “Rogue One: A Star Wars Story”. O filme mostra guerreiros rebeldes que partem em missão para roubar os planos da Estrela da Morte e, assim, trazer esperança para a galáxia. A narrativa se passa entre os episódios III e IV da franquia. Já estão confirmados nomes como Felicity Jones, Diego Luna, Forest Whitaker e Mads Mikkelsen. Com direção de Gareth Edwards, chega às telonas em dezembro de 2016.
Depois teremos o Episódio 8, ainda sem subtítulo oficial, que trará de volta os atores Daisey Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver e Mark Hamill. A direção é de Rian Johnson, com estreia em 26 de maio de 2017.
O segundo filme fora dos episódios oficiais é “Star Wars Anthology: Han Solo”, que contará o passado do personagem interpretado originalmente por Harrison Ford. Ainda não foi escolhido o ator que interpretará Solo na juventude. A direção é de Phil Lord e Christopher Miller, com estreia para 25 de maio de 2018.
O Episódio 9 será lançado em 2019, ainda sem data exata e elenco. Muita coisa pode mudar até lá. Sabemos apenas o nome do diretor: Colin Trevorrow, o mesmo de “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros”. A próxima antologia é “Star Wars Anthology: Boba Fett”, que contará a história do mais querido caçador de recompensas. Chega aos cinemas no ainda longínquo ano de 2020.