Por Romeu Leite
A Disney enviou uma cópia do roteiro original de Star Wars: O Despertar da Força para os membros da Associação de Roteiristas para fins de premiação. Esse material revela novas informações e explicações sobre momentos importantes do filme.
ALERTA DE SPOILER! Se você ainda não viu o filme, meu conselho é que pare a partir daqui e vá ao cinema!
O planeta de Luke Skywalker
Segundo o roteiro, o planeta onde Luke está exilado no final do filme chama-se “AHCH-TO”. O planeta é descrito como tendo um oceano “primitivo e poderoso”, com belas montanhas e ilhas de rochas escuras com inúmeras árvores verdes. O detalhe é que, em hebraico, o nome do planeta significa “irmão”, mas o que isso quer exatamente dizer é um mistério.
A relação entre Luke e Rey
O roteiro descreve Luke Skywalker bem mais velho agora, com cabelos brancos e barba (assim como é o visual de Mark Hamill no filme). Ele diz que Luke olha para Rey com “bondade nos olhos, mas um sentimento o tortura também”. O texto também deixa claro que Luke sabe quem é Rey, bem como o que ela está fazendo ali. A questão é: será Rey uma Skywalker? Se sim, qual a relação de parentesco dela com Luke?
Após Rey tirar o sabre de luz de Luke da bolsa, o roteiro descreve que ela o segura como “uma oferta. Um apelo. A única esperança da galáxia.”. A cena final é descrita como um close no rosto de Luke espantado e em conflito e a promessa do início de uma aventura.
Confirmações das visões de Rey
- A primeira visão é da Cidade das Nuvens, em Bespin. O roteiro menciona o “som de respiração mecânica” e “vozes pelo ar”;
- A imagem de Luke Skywalker colocando a mão sob R2-D2 é sim da cena do ataque à nova Academia Jedi e não uma visão futura como alguns fãs especularam;
- O roteiro também confirma que os homens que acompanham Kylo Ren no ataque são mesmo os Cavaleiros de Ren;
Rey é abandonada em Jakku
É confirmado pelo roteiro que é o personagem Unkar Plutt que está junto da pequena Rey quando ela é deixada no planeta Jakku. O texto diz: “Uma pequena menina. Rey é uma criança. Ela está chorando, histérica. A mão carnuda de Unkar Plutt segura seu fino braço. Ela está em Jakku observando uma nave espacial voar para o céu abandonando-a. Rey grita: Não, volte! E Unkar Plutt responde: Calma menina! A nave voa em direção ao sol do deserto, que é estranhamente eclipsado, como que sendo engolido pelas trevas.”
A reação de Kylo Ren após matar o seu pai
O roteiro detalha os sentimentos de Ben Solo (Kylo Ren) após matar o seu pai, Han Solo. O roteiro descreve que “Kylo Ren está de alguma forma enfraquecido pelo seu perverso ato”, ressalta que “ele está horrorizado” e que seu choque só é quebrado quando “Chewbacca grita em agonia.”
Rey sentiu o chamado para o lado negro
Uma informação nova, que não ficou muito clara no filme. O roteiro nos dá algumas informações sobre o que se passa na mente de Rey durante o duelo de sabres de luz contra Kylo Ren.
Após ser golpeado por Rey, o texto diz que Kylo Ren é um “um homem medroso com uma grande cicatriz queimada em seu rosto.” Após pegar novamente seu sabre o roteiro diz: “E ela poderia matá-lo neste momento com apenas um golpe! Mas ela para. Ela percebe que está adiante da beirada de um abismo ainda maior – o Lado Negro. A terra treme e se divide.” Fica claro aqui que Rey sentiu o chamado do lado negro. O roteiro leva a crer que ela ouviu a voz de Snoke dizendo que ela matasse Kylo.
Não sei vocês, mas esses detalhes me deixaram ainda mais ansioso para o Episódio VIII, que estreia em maio de 2017!
Você pode fazer o download do roteiro completo clicando aqui (em inglês).
2 Comentários
Ótima matéria parabéns, ajuda a nos colocar no eixo das situações para uma análise melhor do futuro.
1 Trackback