Por Ernesto Barros, do JC
Para o comum dos mortais, o filme mais esperado da história do cinema só poderá ser visto às 00:01min desta quinta-feira (17/12) – ou seja, na virada de quarta para a quinta –, na sessão de pré-estreia de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, o longa-metragem que retoma a saga intergaláctica mais famosa do planeta. Mas o segredo por trás das novas aventuras do filme, guardado a sete chaves pela Disney, começou a ser revelado na noite desta segunda-feira (14/12) à noite, com três sessões para convidados vips no TLC Chinese Theatre, no El Capitan Theatre e no Dolby Theatre, a casa do Oscar, em Hollywood Boulevard, Los Angeles.
No Brasil, apenas uma sessão será realizada antes da pré-estreia: nesta terça-feira (15/12), às 21h, no Shopping JK Iguatemi, no Itaim Bibi, em São Paulo, trezentas celebridades foram convidadas e muitas já marcaram presença, como os atores Rodrigo Lombardi, Caco Ciocler, Bruna Lombardi e Luigi Baricelli; os músicos Branco Melo, Di Ferrero, Junior Lima e Marina de La Riva, e as jornalistas Patrícia Poeta e Astrid Fontenelle, entre outros.
Aos poucos, os números em torno da estreia de O Despertar da Força, no Brasil, começam a ser liberados. De acordo com a assessora de imprensa da Disney, Camila Di Monaco, mais de mil salas vão exibir o filme nos formatos Imax 3D, 3D e 2 D. A Agência Febre, que faz a assessoria da rede Cinemark, divulgou, na última quinta-feira, que já foram vendidos 160 mil ingressos. Segundo a Palavra Assessoria, que trabalha para a rede UCI, os ingressos vendidos até agora chegam a 42 mil.
Há um hiato de 10 anos entre Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith e o novo Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força – aliada a expectativa pela continuidade cronológica da saga, interrompida há 33 anos em Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi – despertou a curiosidade de milhões de fãs espalhados por todo o mundo. Por isso, analistas de mercado especulam que a renda de O Despertar da Força irá quebrar vários recordes. Acredita-se que, apenas no primeiro dia, o filme vai arrecadar cerca de US$ 615 milhões (R$ 2,386 bilhões) dividido entre os Estados Unidos e o resto do mundo. O recorde atual pertence a Jurassic World, que faturou US$ 524 milhões (R$ 2,033 bilhões ano).
Como absolutamente nada da trama foi revelado até agora, as mínimas imagens mostradas no trailer levam a crer que o filme tem uma mulher, Rey (Daisy Ridley), e um negro, Finn (John Boyega), como protagonistas. Cronologicamente, a história acontece cerca de 35 anos depois dos eventos festivos que concluíram O Retorno de Jedi, quando a Aliança Rebelde impõe uma nova derrota ao império galáctico, e Luke Skywalker (Mark Hamill) acerta as contas o pai, Darth Vader.
A volta do trio principal da primeira trilogia (produzida entre 1977 e 1983) – formada por Luke, a princesa Leia Organa (Carrie Fisher) e o pirata espacial Han Solo (Han Solo) –, que faz a ligação entre presente e passado em O Despertar da Força, tem tudo para fazer do filme um evento entre gerações. Pelo menos esta tem sido a ideia da produtora Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, e do diretor J.J. Abrams.
Influenciados por George Lucas e crias de Steven Spielberg – os dois magos da chamada geração Nova Hollywood –, Kathleen e Abrams são os artífices da conclusão de um saga que desafia o tempo e o espaço.