Por Mariana Campello
Quem conhece o fenômeno mundial de Star Wars hoje em dia e sua incrível indústria bilionária não imagina como foi a chegada da saga aos cinemas em 1977. Sem a devida valorização, a obra de George Lucas chegou timidamente à Sétima Arte, com seu primeiro filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. O mestre em comunicação e fã da saga, Fernando Fontanella, conta que no lançamento da trilogia original, especialmente em “Um Nova Esperança”, que foi o primeiro da saga, não existia essa ansiedade para o filme, pois as pessoas raramente entravam no cinema tendo noção do que iria assistir.
Os jornais sobre os filmes de Star Wars recebiam pouco ou quase nenhum espaço. No Brasil, por exemplo, as primeiras obras nem receberam crítica. Com o amadurecimento do público, as pessoas iam ao cinema buscando filme de diretores e atores conhecidos. A maioria das pessoas chegavam aos cinemas com poucas expectativa sobre o filme e foram impactados com a supremacia e diferença do universo galáctico, com isso foi gerado uma propaganda boca-a-boca, assim, recebendo mais espectadores nas semanas seguintes à estreia.
“É notório que todo mundo que viu a trilogia original naquela época ficava impressionado com as sequências espetaculares, especialmente as batalhas, e com os personagens ícones, como Darth Vader e Obi Wan. Muita gente nem fazia muito senso da história, especialmente os mais novos, mas as imagens gravavam na cabeça pra sempre”, ressaltou Fontanella.
O critico de cinema do Caderno C Ernesto Barros reforça as observações de Fontanella. “Os filmes de ficção científica não tinham grandes produções e não eram vistos pela crítica cinematográfica. Esse gênero era considerado infantil”. Na época, existia fãs, mas não tinha atenção nos jornais. Ernesto conta, inclusive, que era moda ter álbuns de figurinhas da saga.
Porém, só a partir do Star Wars Episódio VI: Retorno do Jedi, em 6 de outubro de 1983, que os holofotes da mídia se voltaram para Star Wars. Foi nesse período que aconteceu a ascensão da Cultura Pop e fenômeno silencioso tomou conta da imprensa. Uma das revistas referência que repercutiu sobre Star Wars no Brasil foi a Revista Cinemin. O comércio com produtos relacionados à saga também cresceu. Além do Boom das fitas VHS, em 1987, com a Abril trazendo os filmes de Star Wars da Fox.
Com o aniversário da saga em 1997, todos os filmes voltaram para o cinema com uma repercussão bastante diferente. O espaço na mídia se expandiu, assim como as filas dos cinemas. “Os efeitos especiais mudaram e foram lançadas novas versões em DVD. Isso tudo contribuiu para o caminho da volta de George Lucas”, conta Ernesto.
1 comentário
Eterno Star Wars, é e sera de geração pra geração!