Aos 68 anos, o professor de robótica Tony Dyson foi encontrado morto nesta quinta-feira (3) na casa dele, na ilha de Gozo, Malta. Dyson foi responsável pela construção original do simpático astrodroid R2-D2.
Um vizinho do professor britânico acionou a polícia ao ver a porta da casa de Dyson aberta. O roboticista morreu de causas naturais, mas uma necropsia será realizada.
“Um dos períodos mais emocionantes da minha vida”, disse o professor Dyson sobre trabalhar na fabricação dos modelos R2-D2 para a saga Star Wars, com design do ilustrador Ralph McQuarrie.
“Se você olhar para a vida do jeito que realmente deve ser – aproveitada – então você se torna bastante criativo”, ressaltou o roboticista em entrevista ao Times de Malta, em dezembro passado.
Além de Star Wars, Tony Dyson trabalhou em Superman 2, O Dragão e o Feiticeiro e 007 Contra o Foguete da Morte. Ele foi indicado ao Emmy de efeitos especiais por seu trabalho na área. Dyson fez o design e construiu também robôs para a Sony, a Philips e a Toshiba.