Por Karoline Albuquerque
Para quem ainda não tinha sido apresentado à saga, era a oportunidade de ser entregue ao universo, ou melhor dizendo, à galáxia muito, muito distante. O filme Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, quando lançado, chamava os espectadores ao cinema por ser a prequela, o momento em que todos finalmente saberiam o que levou Anakin Skywalker a se tornar o temido Darth Vader. “Toda saga tem um começo”, diz o trailer do filme.
Sem cenas de forte impacto, como acontece em outros episódios da franquia, Ameaça Fantasma foi talvez o filme de Star Wars com mais comentários negativos. Essa percepção, por parte dos fãs, também se dá pelo tom mais infantil da história, que conta com um personagem amplamente detestado: Jar Jar Binks. O gungan, natural dos pântanos de Naboo, é atrapalhado e não tem muito a acrescentar ao filme. O personagem parece estar deslocado, tanto que perde bastante espaço nos outros dois filmes da trilogia, ficando até sem falas em A Vingança dos Sith.
O protagonismo da película, que deveria ser do pequeno Jake Lloyd, o jovem Skywalker/Vader, é atraído para o experiente Liam Neeson, que interpreta o mestre Jedi Qui-Gon Jinn, mentor de Obi-Wan Kenobi. O veterano atua tão bem como o cavaleiro de bom coração de modo a deixar saudades do personagem. O então padawan Ben Kenobi, por Ewan McGregor, não tem o destaque necessário para alguém tão destacado no desenrolar da saga.
Também de grande importância, A Ameaça Fantasma proporciona cenas do Conselho e do Templo Jedi, explicando como funcionava a ordem responsável por manter a paz na galáxia. Além de, claro, pincelar o retorno dos Sith, de maneira ainda bastante oculta. É válido observar que, após o relançamento em 3D em 2012 e nas cópias em blue-ray, a marionete do Mestre Yoda foi substituída pela animação digital que dá vida ao Jedi de 900 anos nos episódios II e III.
Apesar das falhas, o filme não chega a ser ruim ou chato. Deixa a desejar, se comparado ao resto da franquia. O grande problema, porém, em começar a ver Star Wars pelo primeiro episódio episódio, é já saber de cara aquele que integra a lista de maiores spoilers do cinema: os dois Skywalkers, principais personagens de cada trilogia, são parentes. Mais do que isso, são pai e filho.
A história mostra que até Darth Vader foi uma criança inocente e sonhadora, mesmo com as dificuldades passadas na vida de escravo em Tatooine. Ele queria um dia visitar os sistemas de todas as estrelas! O filme conseguiu trazer novos fãs para a série escrita por George Lucas, outra geração de jovens que cresceu com a nova (agora não tão nova) trilogia.
Trailer de A Ameaça Fantasma:
Episódio I – Trailer on Disney Video
3 Comentários
Eu queria ler as legendas das fotos! Mas está muito rápido!
Não se fazem editores como antigamente. Primeiro que este filme não mostra porque Anakim se tornou Darth Vader. Só os conhecedores dos três últimos episódios é que vão reconhecer em Anakim essa identificação. Só o terceiro filme é que mostra o que esses editores dizem. Este é realmente um começo, muito apropriado a seus objetivos.
Filme de Ilusão. História mal contada.