Por Renato Mota

Desde o princípio, Star Wars é uma saga multimídia. Como parte do acordo feito com a Fox, George Lucas cedeu uma parcela do seu cachê de diretor para reter os direitos de uso de merchandising da marca, algo incomum na época. Visionário, o cineasta então vendeu esses direitos para a criação de tudo que se pode imaginar, de lancheiras a brinquedos, de roupas a… jogos eletrônicos!

Os games de Star Wars são quase tão velhos quanto os filmes. O primeiro deles saiu em 1980, e era a adaptação de O Império contra-ataca para o Atari 2600. O jogo retratava a Batalha de Hoth e consistia basicamente em controlar um T-47 contra os AT-AT antes deles destruírem os geradores de escudos da base rebelde no planeta gelado.

Depois disso, foram centenas de jogos baseados na franquia que são lançados até hoje. Não vai dar para comentar todos aqui, então elegemos os mais marcantes:

Star Wars: The Arcade Game (1983)
Star_Wars_Arcade_-_1984_-_Parker_BrothersProduzido pela Atari, o jogo chamava atenção pelo gabinete que reproduzia o cockpit de uma X-wing. O game era bem simples e, com gráficos vetorizados, reproduzia a Batalha de Yavin, ápice do primeiro filme.

Super Star Wars (1992)
super_star_wars-1536x864-611855760682Adaptação para o Super Nintendo do primeiro filme da saga. É um side-scroller bem competende e divertido (além de difícil), que rendeu duas continuações: Super Star Wars: The Empire Strikes Back (1993) e Super Star Wars: Return of the Jedi (1994).

Star Wars: X-Wing (1993)
xwing
Por esse, eu era apaixonado. Nesse jogo, o player encarnava um piloto da Aliança Rebelde em várias missões, pilotando naves clássicas da saga como a X-wing, Y-wing, A-wing e a B-wing. Jogabilidade e trilha sonora fantásticas. Gerou várias continuações: Star Wars: TIE Fighter (1994), Star Wars: X-Wing vs. TIE Fighter (1997), Star Wars: X-Wing Alliance (1999), todos à venda no GOG.com, para matar a saudade.

Star Wars: Rebel Assault (1993)
rebel
Outro jogo que conquistou meu coração. Com uma trama que lembrava os filmes clássicos, Rebel Assault era quase que como um filme jogável, com trechos de tiro em terceira pessoa e outros em que você controlava alguma nave. Conta com participações de personagens/veículos clássicos da saga, como Darth Vader, os Stormtroopers e a Millenium Falcon. Ganhou uma sequência, Star Wars: Rebel Assault II: The Hidden Empire, em 1995.

Star Wars: Jedi Knight: Dark Forces II (1997)
JK
Até agora, na lista, tenho destacado o primeiro game de cada série. Agora vou inverter: Star Wars: Dark Forces (1995) foi um jogão, o primeiro FPS da saga e apresentou Kyle Katarn, um dos personagens do universo expandido mais querido pelos fãs.. Mas sua continuação o superou em tudo. Com cenas filmadas com atores reais, uma trama mais coesa e a possibilidade de encarnar um jedi com todos os seus poderes, Jedi Knight marcou época e gerou uma franquia própria: Star Wars: Jedi Knight: Mysteries of the Sith (1998), Star Wars: Jedi Knight II: Jedi Outcast (2002) e Star Wars: Jedi Knight: Jedi Academy (2003).

Star Wars: Shadows of the Empire (1996)
Shadows
Uma das primeiras tentativas de se contar uma história em múltiplas plataformas (bem antes de Matrix, hein…), Shadows of the Empire tinha o jogo do Nintendo 64, quadrinho, livros, uma linha de brinquedos e tudo que uma grande produção tem direito. Foi a primeira vez que George Lucas autorizou que um conto do universo expandido se passasse nos períodos retratados pelos filmes clássicos.

Star Wars: Rogue Squadron (1998)
Rogue_Squadron_PCJá deu para perceber que eu sou um pouco viciado nas naves de Star Wars né? Rogue Squadron era um dos melhores jogos  do Nintendo 64 (também saiu para PC) e te colocava no esquadrão mais famoso da Aliança Rebelde. As missões eram diversas e recriavam alguns dos confrontos dos filmes e livros. Teve duas continuações, Star Wars: Rogue Squadron II: Rogue Leader (2001) e Star Wars: Rogue Squadron III: Rebel Strike (2003).

Star Wars: Episode I Racer (1999)
episode-i-racer
Não dá pra dizer que o Episódio I não trouxe nada de bom… Uma das cenas mais chatas do filme rendeu um jogo de corrida bem legal. Em Racer você podia escolher um dos pilotos de pod racer e competir pela galáxia em pistas mostradas e citadas no filme, como Boonta Eve e Malastare. Teve uma continuação, Star Wars Racer Revenge, de 2002, que forçou demais a barra.

Star Wars: Galactic Battlegrounds (2001)
Galactic BattlegroundsO conceito é simples: pega o Age of Empires II e joga uma skin de Star Wars por cima. Galactic Battlegrounds era um real time strategy honesto e que permitia recriar algumas das batalhas mais famosas dos cinco filmes (não tinha saído o Episódio III ainda).

Star Wars: Knights of the Old Republic (2003)
Knights of the old republicA ideia já tinha sido explorada em livros e quadrinhos: que tal contar a história antes de Star Wars? Tipo, séculos antes? Knights of the Old Republic  introduz esse universo aos games um jogo de RPG fantástico, que até hoje é amado pelos fãs. Chegou a ser relançado até para smartphones e tablets. Teve uma continuação, tão boa quanto, Star Wars: Knights of the Old Republic II: The Sith Lords (2005).

LEGO Star Wars: The Complete Saga (2007)
lego-star-warsTodos os jogos da Lego para os videogames são super divertidos e legais, mas para os fãs de Star Wars, só pode haver um (ops, saga errada). LEGO Star Wars: The Complete Saga juntou as histórias e personagens de dois jogos: LEGO Star Wars: The Video Game e LEGO Star Wars II: The Original Trilogy, para contar toda a saga dos Skywalker com blocos de plástico montáveis. Mas a ganância é tão grande que em 2011 saiu LEGO Star Wars III: The Clone Wars, para recriar a série de TV. Fraco.

Star Wars: Republic Commando (2005)
Star Wars Republic CommandoOutra coisa boa que saiu da trilogia nova. Republic Commando é um FPS cooperativo onde cada jogador encarna um membro de elite da tropa de clones da República. Uma espécie de Call of Duty: Black Ops de Star Wars

Star Wars: The Force Unleashed (2008)
force unleashedO último grande jogo de Star Wars antes da venda para a Disney. Force Unleashed também foi um projeto multimídia que se diferenciou por fazer parte do cânon da saga, uma vez que a história teve inputs de George Lucas. Galen Marek era o discípulo secreto de Darth Vader, treinado para derrotar o Imperador, mas que se volta contra o seu mestre e se torna um dos fundadores da Aliança Rebelde. Teve uma sequência, Star Wars: The Force Unleashed II (2010), bem fraca, e acabou por sair da história oficial quando a Disney comprou a franquia.

Star Wars Battlefront (2015)
star-wars-battlefrontPrimeiro jogo depois da compra da Disney, resgatou uma série FPS de 2004 e trouxe para a nova geração, com gráficos espetaculares e jogabilidade multiplayer aprimorada. Quer saber mais? Se liga no blog Player1, do JC Online e confira tudo sobre o game!