Portugal
Para se firmar entre os grandes

Seleção de Portugal

Análise

Com o melhor jogador do mundo à disposição, Cristiano Ronaldo, Portugal chega ao Brasil com a missão de tentar se firmar de vez entre as melhores seleções do planeta. A tarefa, porém, não é das mais simples. Isso porque por mais que Cristiano tenha feito uma ótima temporada europeia, coroada com o título e artilharia da Liga dos Campeões com Real Madrid, o atacante enfrenta problemas físicos. Será o momento de outros jogadores dos Tugas aparecerem para auxiliar a maior estrela da equipe. É a chance de mostrar que Portugal não é somente Cristiano Ronaldo.

Material humano os lusitanos possuem para chegar longe. Se não contam com outros Cristianos Ronaldos, têm bons jogadores com qualidade suficiente para alcançarem sucesso. Destaque para o lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o zagueiro Pepe, companheiros de Ronaldo no Real Madrid, para o volante Miguel Veloso, do Dínamo de Kiev, para o meia João Moutinho, do Mônaco e para o meia-atacante Nani, do Manchester United. Todos são coadjuvantes, mas podem usar justamente esse papel para surpreenderem os adversário, que estarão concetrados no melhor do mundo.

Só que para o coletivo funcionar, é necessário uma boa organização tática, o que Portugal demorou para encontrar durante as Elinatórias da Europa, tanto que os lusos foram para a repescagem contra a Suécia. Se o técnico Paulo Bento conseguir fazer com que Cristiano e os outros jogadores funcionem como um verdadeiro time, Portugal pode ir longe na competição, até porque tem somente a Alemanha como um adversário superior. Será que Ronaldo vai fazer mais história em 2014?


Destaque

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo. Motivo não faltam para apontar Cristiano Ronaldo como o destaque de Portugal, e talvez da Copa. O atacante do Real Madrid foi eleito o melhor do mundo em 2013 e fez temporada fantástica pelo clube espanhol. A cereja do bolo do português foi a artilharia da Liga dos Campeões, com 17 gols, e o título continental.

Fique de olho

João Moutinho

João Moutinho. O meia do Mônaco, da França, não é nenhum Cristiano Ronaldo ou Messi, mas é um jogador capaz de ser decisivo tanto para a sua equipe. É o maestro de Portugal. Se os atacantes lusos querem brilhar na Copa, devem pedir para que Moutinho esteja com o pé afiado para assistências.

Treinador

Paulo Bento

Paulo Bento. Foi volante de Portugal na Copa de 2002, na Coreia do Sul e Japão, quando a equipe ficou na primeira fase. Coincidência ou não, os Tugas também tinha o melhor do mundo epóca, o meia Figo. Desta vez quer uma história diferente. Para isso, todavia, precisa arrumar o coletivo do time para que Cristiano Ronaldo fique menos pressionado.


Time base

Portugal costuma jogar em um 4-3-3 com Nani e Cristiano Ronaldo abertos pelos lados. João Moutinho é quem arma o time com Miguel Veloso e Raul Meirelles ficando mais atrás. O ataque tem o comando de Postiga.


Convocados

Goleiros:

Beto (Sevilla/ESP)
Eduardo (Braga)
Rui Patrício (Sporting)

Defensores:

André Almeida (Benfica)
Bruno Alves (Fenerbahçe/TUR)
Fábio Coentrão (Real Madrid/ESP)
João Pereira (Valencia/ESP)
Neto (Zenit/RUS),
Pepe (Real Madrid/ESP)
Ricardo Costa (Valencia/ESP)

Meio-campistas:

João Moutinho (Monaco/FRA)
Miguel Veloso (Dínamo de Kiev/UCR)
Raul Meireles (Fenerbahçe/TUR)
Rúben Amorim (Benfica)
William Carvalho (Sporting)
Nani (Manchester United/ING)

Atacantes:

Cristiano Ronaldo (Real Madrid/ESP)
Éder (Braga)
Hélder Postiga (Lazio/ITA)
Hugo Almeida (Besiktas/TUR)
Rafa (Braga)
Varela (Porto)
Vieirinha (Wolfsburg/ALE)

História

Portugal só participou de cinco Copas em sua história. No entanto, vem para o seu quarto Mundial seguido. A melhor campanha foi em 1966, na Inglaterra, quando ficou em terceiro. Em 2006, na Alemanha, ficou em quarto, quando tinha o comando do atual técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scorali.

Contra o Brasil

Portugal enfrentou a Seleção Brasileira em duas Copas: 1966 e 2006. Os dois duelos ocorreram na fase de grupos. No primeiro, melhor para os Tugas, que venceram por 3x1. No segundo, empate em 0x0.



Palpite: Corre por fora