Peixe na Telha tem gostinho de comida de avó em Noronha

Peixe na telha é receita antiga que foi renovada. Foto: Luiz Pessoa/NE10Peixe na telha é receita antiga que foi renovada. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Não se sabe se são os temperos secretos, a telha especial, a pescada amarela… O que é certo é que o Peixe na Telha do restaurante Aquamarine, no Hotel Dolphin, em Fernando de Noronha, é tiro certo para quem gosta de frutos do mar. Além de saboroso e leve, tem gostinho caseiro, mas com requintes.

Local onde hoje funciona o Dolphin era a casa de dona Gardênia, onde ela recebia turistas para comer feijoada e peixe. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Local onde hoje funciona o Dolphin era a casa de dona Gardênia, onde ela recebia turistas para comer feijoada e peixe. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Isso acontece provavelmente porque a receita do peixe é de uma avó. Muito antes de o restaurante existir, dona Gardenia da Silva, hoje com 87 anos, já servia o prato nos fins de semana em sua casa, que também funcionava como uma pequena pousada.

A família dela chegou a Noronha em 1982 para atuar no Hotel Esmeralda, um dos famosos estabelecimentos da ilha, que ficava na Alameda do Boldró. Porém, a propriedade foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seis anos depois e eles se mudaram para o terreno onde atualmente funciona o Dolphin, na Vacaria.

Dona Gardênia não vive mais na ilha, mas, antes de se mudar para o continente, ajudou a alterar a receita do peixe. O prato foi modificado pelo chef Fábio de Sanctis, marido da neta dela, Fabiana. “Fábio encomendou telhas do jeito que precisávamos, em Tracunhaém (na Zona da Mata pernambucana), e refinou os temperos. Antes era dendê e hoje é mais leve. Parece uma moqueca, mas é leve”, explica.

Entrada com tapioca é novidade no cardápio. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Palitinhos de tapioca são novidade no cardápio. Foto: Luiz Pessoa/NE10

A execução do prato, baseado na proposta do restaurante de oferecer comfort food, é de Eva Vieira. O peixe, da ilha, acompanha arroz, pirão e farofa.

Petit gateau é uma das sobremesas mais pedidas. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Petit gateau é uma das sobremesas mais pedidas. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Antes de testar o Peixe na Telha, para a entrada, a sugestão para os visitantes é uma novidade no cardápio da casa. São os palitinhos de tapioca com molho de queijo coalho, que terão também a opção de acompanhamento de charque desfiada na manteiga de garrafa e purê de jerimum. Quer mais pernambucano? A entrada é feita com uma mistura de goma de mandioca granulada, diferente da que é usada para fazer tapioca, e queijo.

Petit gateau ou brownie com sorvete de creme estão no cardápio. Mas quem quer sair do lugar comum pode investir na sobremesa preferida dos turistas, o Danado de Bom, que são bananas empanadas cobertas com mel de engenho, paçocas e sorvetes. As frutas são plantadas no terreno do próprio hotel.

Compartilhe: