Que bacalhau que nada! Em Noronha, o bolinho é de tubarão

Vale deixar o preconceito de lado e provar o bolinho de tubarão. Foto: Luiz Pessoa/NE10Vale deixar o preconceito de lado e provar o bolinho de tubarão. Foto: Luiz Pessoa/NE10

O lugar onde são reveladas curiosidades sobre dezenas de espécies de tubarão do mundo é o mesmo onde é possível experimentar o gosto deles – literalmente. Colocados entre os animais mais temidos do fundo do mar, em Fernando de Noronha eles perdem o estigma, convivem com os seres humanos e se tornam iguaria no Museu do Tubarão, na forma dos bolinhos de tubalhau, o “bacalhau” da ilha.

Crosta é feita com flocos de milho. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Crosta é feita com flocos de milho. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Servida também em outros restaurantes de Noronha, a receita começou a ser vendida no museu há pelo menos uma década, a pedido dos turistas. “Os nativos já consumiam o tubarão salgado, que chamavam de tubalhau. Essa era uma forma de conservá-lo por causa da dificuldade de ter energia elétrica. Decidimos organizar a técnica e vender para os turistas como souvenir”, conta a engenheira de pesca Concita Veras.

Concita chegou a Noronha há 25 anos com o marido, o também engenheiro de pesca Leonardo Veras, para fazer o trabalho de conclusão da graduação. Os dois montaram a empresa Noronha Pesca Oceânica, a NPO. Sete anos depois, foi aberto o museu, que expõe em painéis, fotos e peças como arcadas dentárias informações sobre esses bichos. “Queremos desmistificar essa ideia de que o tubarão é um animal terrível”, afirma.

Alvo de críticas por causa do consumo do tubarão, Concita ressalta que o que há, na verdade, é uma confusão com a pesca predatória. “É importante deixar claro que ninguém defende isso. Somos os mais interessados em preservar”, aponta. Segundo a administradora do museu, desde 1997 os animais não são retirados do mar da ilha. Atualmente, vêm da pesca artesanal na costa nordestina e são amostras de diversas espécies.

Tubarão é formado no chocolate. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Tubarão é formado no chocolate. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Para fazer os bolinhos, é preciso ter 600g de tubalhau desfiado, um quilo de batatas, uma cebola grande picada, dois ramos de salsinha pixada e óleo para fritar. O rendimento é de aproximadamente 40 unidades.

Moqueca é feita com leite de coco natural. Foto: Luiz Pessoa/NE10

Moqueca é feita com leite de coco natural. Foto: Luiz Pessoa/NE10

O modo de preparo é simples e era descrito desde as primeiras embalagens do tubalhau, antes mesmo de virar bolinho. Primeiro cozinhe as batatas e amasse como se fosse fazer um purê. Depois junte a cebola e a salsinha. Então, você já pode fazer os bolinhos e fritar. O gosto é como o do bacalhau, mas, se você não se opõe ao consumo do animal, vale a pena experimentar.

O cardápio do restaurante do Museu do Tubarão, no entanto, vai muito além do animal que dá nome à casa. Um dos destaques é o arrumadinho de peixe, prato que segue a proposta do lugar: oferecer comida caseira, sem tanta sofisticação. É feito com feijão verde, farofa, arroz e vinagrete, além da barracuda, um peixe da ilha, coberto com flocos de milho. “Queríamos usar um prato da cozinha pernambucana com versão noronhense”, explica Concita.

A moqueca do chef Diogo Barbosa, sem azeite de dendê e com leite de coco natural, também encanta muitos paladares. O peixe usado é dourado ou cavala.

Para a sobremesa, a escolha pode ser o brownie com sorvete. Pedindo o doce, os adultos ganham um prato feito com cuidados daqueles elaborados para o público infantil: um tubarão vem desenhado no chocolate. As crianças, inclusive, são os clientes mais frequentes no restaurante, provavelmente pela possibilidade de entrar no misterioso ambiente desses animais.

Compartilhe: