Grupo G

Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Gana

O Grupo D pode ser considerado a chave da morte por reunir três campeões mundiais, mas o Grupo G é o mais equilibrado do torneio, sem nenhuma seleção considerada evidentemente fraca. A Alemanha aparece como favorita destacada não só pela tradição, mas pelo bom futebol que vem apresentando atualmente. Portugal é a segunda força por causa de Cristiano Ronaldo, eleito melhor do mundo na última eleição da Fifa. Com classificações tranquilas nas suas respectivas eliminatórias, Gana e Estados Unidos lutam para surpreender os favoritos.


O favorito - Alemanha

Foto: Fifa

Tradição aliada com qualidade. Essa é a fórmula dos alemães para buscar o tetra na Copa do Mundo. Presente nas semifinais nas últimas três Copas, a Alemanha vem recheada de jogadores de qualidade em praticamente todas as posições. A base é do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund, clubes de destaque no cenário internacional. Mais do que um time, o técnico Joaquim Löw conta com um elenco muito forte para a disputa do Mundial, talvez o melhor do torneio. O título é a meta.

Segunda força - Portugal

Foto: Fifa

Os lusos são apontados como segunda força por causa da presença de um nome no elenco: Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do mundo carrega Portugal nas costas e tem o poder de decidir qualquer jogo. Foi assim nas Eliminatórias europeias, quando foi o grande destaque na repescagem contra a Suécia. A Alemanha pode ter o melhor elenco, mas Portugal tem o astro do Grupo G.

A zebra - Unidos

Foto: Fifa

Os Estados Unidos deram muito azar no sorteio da Copa. Além de enfrentarem a Alemanha, vão encarar Portugal, de Cristiano Ronaldo, e Gana, considerada a melhor seleção africana em atividade. Os norte-americanos até possuem um elenco razoável e poderiam avançar para a segunda fase se estivessem em uma chave mais fraca. Como estão no Grupo G, devem ficar pelo caminho.


O jogo - Alemanha x Portugal, 16 de junho, Fonte Nova, Salvador

O duelo que abre a chave já é uma decisão no grupo. De um lado, o provável melhor elenco da Copa. Do outro, o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Esse será o roteiro do confronto entre as duas seleções. O vencedor possivelmente ficará em primeiro na chave.


Foto: AFP

O craque - Cristiano Ronaldo

O astro do Real Madrid é uma verdadeira máquina de gols no clube e na seleção. Jogo sem gol de Cristiano Ronaldo é uma raridade atualmente. Ele tem tudo para assustar as defesas que disputam a Copa do Mundo. Se Portugal for longe, ele pode até ser o melhor jogador da competição sem dúvida.



Fique de olho - Miroslav Klose

Entra aqui não por ser o astro da Alemanha - que possui jogadores com qualidade superior à dele -, mas pela oportunidade que terá de se tornar o maior artilheiro das Copas do Mundo. Klose tem 14 gols e está apenas a um de igualar Ronaldo. Como joga em uma das melhores seleções do mundo, pode até ultrapassar o brasileiro na contagem.

Foto: AFP


Curiosidade

Esta será a segunda vez que os Estados Unidos jogarão no Recife em uma Copa do Mundo - enfrentará a Alemanha no dia 26 junho, na Arena Pernambuco. Em 1950, jogou contra o Chile, na Ilha do Retiro, e perdeu por 5x2.



A aposta

Alemanha em primeiro e Portugal em segundo.